FISIOTERAPIA
- Seleção e avaliação de casos encaminhados para a fisioterapia.
- Atendimento individual na Estimulação Precoce e escola, com possível orientação às mães.
- Discussão com a equipe das prioridades de cada caso.
- Elaboração de objetivos e programa de atendimento.
- Orientações aos pais para treino de procedimentos a serem seguidos em casa.
- Utilizar o treino, a orientação e a conscientização para promover a maior evolução possível do D.N.P.M. no menor espaço de tempo.
FONOAUDIOLOGIA
- Orientações aos pais e/ou responsáveis, esclarecimento sobre a deficiência intelectual e/ou múltipla;
- Atendimento na Estimulação Precoce, Escola, Centro de Convivência e Atendimento Educacional E
- specializado, com possível orientação às mães e responsáveis;
- Discussão de casos na equipe multidisciplinar;
- Avaliações cognitivas, auditivas e de linguagem;
- Reuniões de pais individuais e ou em grupo;
- Anamnese com pais ou responsáveis encaminhados à instituição;
- Avaliações de crianças encaminhadas à instituição;
- Encaminhamentos de crianças não elegíveis;
- Acompanhamento no refeitório nos horários de refeições;
- Orientação e discussão de casos com profissionais ligados à instituição;
- Visitas a outras instituições ligadas às áreas de saúde e educação;
- Orientação a professores e famílias
NUTRIÇÃO
- Atendimento coletivo e individual do assistido;
- Avaliação antropométrica e acompanhamento semestral (peso, altura, circunferência abdominal, relação cintura – quadril e glicemia);
- Elaboração de cardápio coletivo e restrições;
- Cotação e compra de gêneros alimentícios para o cardápio;
- Acompanhamento dos assistidos com restrições alimentares;
- Acompanhamento e orientação das refeições dos assistidos no refeitório;
- Atendimento e orientações aos familiares;
- Orientação e treinamento da equipe de cozinha (cozinheira e auxiliares);
- Elaboração de projetos de educação nutricional para os assistidos e familiares;
- Coordenação do Projeto Culinária Terapêutica e Nutricional;
- Apoio na execução do Projeto Horta.
PSICOLOGIA
- Orientações aos pais e/ou responsáveis, esclarecimento sobre a deficiência intelectual e/ou múltipla;
- Atendimento na Estimulação Precoce, Escola, Centro de Convivência e Atendimento Educacional Especializado, com possível orientação às mães e responsáveis;
- Discussão de casos na equipe multidisciplinar;
- Reuniões de pais individuais e ou em grupo;
- Anamnese com pais ou responsáveis encaminhados à instituição;
- Triagens e avaliações de crianças encaminhadas à instituição;
- Encaminhamentos de crianças não elegíveis;
- Acompanhamento no refeitório nos horários de refeições;
- Orientação e discussão de casos com profissionais ligados à instituição;
- Visitas a outras instituições ligadas às áreas de saúde e educação;
- Orientação a professores e famílias;
- Intervenções emergenciais junto a família e a aluno/assistido;
- Apoio e orientação aos professores;
- Coordenação e monitoramento de Grupo de Mães;
- Acompanhamento do trabalho nas Oficinas Profissionalizantes para a inserção no mercado de trabalho;
- Realização de visitas domiciliares.
SERVIÇO SOCIAL
- Orientações aos pais e/ou responsáveis, esclarecimento sobre a deficiência intelectual e/ou múltipla.
- Avaliação sócioeconômica dos alunos para inclusão nos Programas Sociais.
- Discussão de casos na equipe multidisciplinar.
- Acompanhamento e orientação aos familiares de alunos que apresentem problemas de evasão escolar, saúde fragilizada e questões de higiene.
- Manutenção e acompanhamento de grupo de mães nos Programas Pedagógicos,Centro de Convivência, Estimulação Precoce e Atendimento Educacional Especializado.
- Coordenação e monitoramento de Grupo de Mães.
- Trabalho realizado junto aEquipe mediante realização de palestras, sensibilizando a sociedade e esclarecendo sobre as diversas formas de deficiências.
- Acompanhamento do trabalho nas Oficinas Profissionalizantes para a inserção no mercado de trabalho e articular com as empresas da região, objetivando colocação profissional aos alunos.
- Realização de visitas domiciliares com o objetivo principal de conhecer as condições de habitabilidade do nosso público alvo, garantindo uma aproximação do profissional com a realidade do sujeito, permitindo o conhecimento da realidade de forma mais ampla, suas dificuldades, angústias, suas relações intra-familiares e como se estabelece a convivência social e comunitária.
TERAPIA OCUPACIONAL
- Orientações aos pais e/ou responsáveis, esclarecimento sobre a deficiência intelectual e/ou múltipla;
- Atendimento na Estimulação Precoce, Escola, Centro de Convivência e Atendimento Educacional Especializado, com possível orientação às mães e responsáveis;
- Discussão de casos na equipe multidisciplinar;
- Reuniões de pais individuais e ou em grupo;
- Anamnese com pais ou responsáveis encaminhados à instituição;
- Triagens e avaliações de crianças encaminhadas à instituição;
- Encaminhamentos de crianças não elegíveis;
- Acompanhamento no refeitório nos horários de refeições;
- Orientação e discussão de casos com profissionais ligados à instituição;
- Visitas a outras instituições ligadas às áreas de saúde e educação;
- Orientação a professores e famílias;
- Atendimentos individualizados quando necessário;
- Apoio e orientação aos professores;
- Coordenação, supervisão do Centro de Convivência;
- Coordenação das oficinas de AVDs e AIVDS;
- Coordenaçao juntamente com setor de Nutrição da Oficina Culinária Nutricional e Terapêutica
- Acompanhamento do trabalho nas Oficinas Profissionalizantes para a inserção no mercado de trabalho;
- Realização de visitas domiciliares quando necessário.
