Odecreto 3298/99que fala sobre a Política Nacional da Pessoa com Deficiênciacaracteriza a deficiência intelectual pela limitação das seguintes habilidades: comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança, uso de recursos da comunicação, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalho.
Embora todos tenham o diagnóstico de deficiência intelectual, não é correto que todos sejam considerados iguais em relação às capacidades, necessidades, dificuldades e limitações.
Dentre os objetivos desse centro de convivência está a inclusão social dos assistidos dessa forma compreendemos que uma ação importante seria frente ao trabalho ou ocupação.
Diante desse cenário propomos duas formas de trabalhar voltadas a esse tema:
Oficina de Atividades:
- Oficina de Reciclagem
- Oficina Encadernação
- Oficina de Sabão
- Oficina de Estamparia
- Oficina de MDF
Grupo de inclusão no mercado de trabalho.
Descrição das Oficinas:
• Oficina de Reciclagem
Descrição:oficina que utiliza como matéria prima materiais reciclados (lata, caixa de ovo, papel, jornal entre outros) e outros materiais para composição do artesanato.
• Oficina de Encadernação
Descrição:nesta oficina são confeccionadas as capas das agendas, cadernos e blocos de anotações. São utilizados diferentes materiais para decoração e confecção desse trabalho.
• Oficina de Sabão
Descrição: oficina que reutiliza óleo de cozinha para a confecção de sabão em pedra.
• Oficina de Estamparia
Descrição:utiliza as técnicas de estamparia e silkscreen para decorar camisetas.
• Oficina de Mdf
Descrição:utiliza como matéria prima o MDF para confecção de peças decorativas.
